Sábado 22 de Dezembro de 2018
A seca do ano de 1915, uma das mais avassaladoras para o sertão cearense, ganha espaço na programação da rádio Universitária FM 107,9 com a adaptação do romance O quinze, de Rachel de Queiroz (1910-2003). A radionovela, que estreia nesta segunda-feira (24), às 7h30min, é mais um fruto da parceria entre a emissora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), através da Coordenadoria de Comunicação Social e do curso de licenciatura em Teatro do Campus de Fortaleza.
A novela apresenta dois paralelos da seca: de um lado, um grupo retirante que sonha com uma vida melhor em Fortaleza; de outro, as famílias mais abastadas, proprietárias de fazendas no interior do Ceará. No elenco, estão estudantes do Curso de Teatro do IFCE, que puderam explorar as potencialidades do rádio como meio de comunicação aliado às artes cênicas.
O quinze está dividido em cinco capítulos e faz parte da programação especial de fim de ano da Universitária FM 107,9. A radionovela vai ao ar no período de 24 a 28 de dezembro, às 7h30min, com reprise às 18h30min. Está programada ainda uma segunda exibição na semana seguinte, de 31 de dezembro a 4 de janeiro, também às 7h30min e às 18h30min.
Sobre o romance
Publicado em 1930 como o primeiro e mais popular romance da cearense Rachel de Queiroz, O quinze apresenta um contexto rico em detalhes da seca de 1915, descrevendo desde a vida dos retirantes no interior do Ceará aos campos de concentração que existiam em Fortaleza na época. O romance faz parte do ciclo nordestino, com algumas características do neorrealismo.
O retorno das radionovelas
O quinze insere-se na política de programação da rádio Universitária FM 107,9, que promove a valorização do potencial do rádio em termos de criatividade e de linguagem, tendo como foco central a expressão da arte através da radiodramaturgia.
O quinze é o quarto produto da parceria entre a rádio Universitária FM e o Campus de Fortaleza do IFCE, que prioriza a literatura cearense em suas adaptações. A iniciativa começou em 2016, com a radionovela A mão que balança o bolso, do dramaturgo Fernando Lira. Em 2017, foi a vez de O demônio familiar, e, no primeiro semestre de 2018, Iracema, ambas adaptações dos textos de José de Alencar.
Projeto de extensão do IFCE, numa articulação da Coordenadoria de Comunicação Social do Campus de Fortaleza do instituto, O quinze é uma adaptação de Manuella Nobre e Jailson Neves. Na direção, estão Manuella Nobre e o jornalista e coordenador de programação da Universitária FM, Caio Mota, também responsável pela narração e edição. O elenco é composto pelos estudantes Natália Falcão, Ellen Barros, Samuel Siebra, Dudu Freitas, Gildo Feitosa e Mirlla Araújo.
Fonte: Rádio Universitária FM – fone: 85 3366 7471 (Portal da UFC)
0 comentários:
Postar um comentário