sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Notícia de profecia sobre a morte de Eduardo Campos





15.08.2014 | Postagem: Paulo Sérgio
Notícia de profecia sobre a morte de Eduardo CamposProfecia sobre a morte de Eduardo Campos


Após a morte de Eduardo Campos, ex-presidenciável falecido esta semana, surgiram dezenas de matérias elogiando a sua vida e trajetória política.
Infelizmente, como acontece muitas vezes também surgiram muitas noticias falsas. Uma delas, que ganhou notoriedade nos últimos dias é que ele seria filho de um presbítero da Assembleia de Deus e que teria recebido uma profecia sobre sua morte em um culto.
O portal Gospel Prime pesquisou a biografia do pai de Eduardo, Maximiano Accioly Campos, falecido em 1998, e verificou que essa informação não procede. Na página com a biografia de Maximiano, do Instituto que leva o seu nome, consta que ele era advogado e escritor.
Na notícia que vem sendo veiculada nas redes sociais e em alguns sites gospel, é citada uma reportagem da revista Época dando conta que Eduardo chegou a liderar o conjunto de jovens da igreja por 4 meses. Uma pesquisa no site da Época aponta que essa informação jamais foi veiculada pela revista, nem faz parte da extensa matéria de capa dedicada à sua biografia ano passado.
Várias agências de notícia divulgaram que sua mãe, Ana Arraes, passou mal durante uma missa realizada em sua casa em memória de Eduardo que reuniu 150 pessoas. É no mínimo questionável que a esposa de um presbítero da Assembleia (que presume-se também seria evangélica) chamasse um padre e um bispo para realizar uma missa em sua casa e não um pastor para fazer um culto.
A imagem dele recebendo oração (e a suposta profecia) também foi compartilhada e comentada milhares de vezes nos últimos dias nas redes sociais. A maior parte das postagens traz o mesmo texto enganoso, que carece de fontes legítimas, e segundo o Google foi publicado pela primeira vez no site O Fuxico Gospel. A parte que merece destaque é:
“A atenção dos presentes foi para uma cena de profecia em que uma das irmãs enquanto cantava dirigiu ao candidato, pôs a mão sobre sua cabeça, bateu no peito com a seguinte frase: “Grande será o cortejo para ti, homem de honra. A tua vida está em minhas mãos, e na esteira do tempo, determinarei os teus dias. Após citar tais palavras, a cantora cantou, e tomou seu assento. A expressão do candidato Eduardo Campos não foi das boas, ficou pensativo e o tempo todo com a cabeça baixa ao lado do seu assessor mesmo que parte do povo presente acreditava ser uma referencia a sua vitória presidencial”.
Outra versão do texto diz “Alguns Pastores e irmãos que estavam próximo dele afirmam que Deus falou assim: ” Todo o poder está em minhas mãos, sou o dono do universo, A quem eu quero exalto e quem quero abato! Sabes tu que eu o Senhor posso te fazer subir e chegar ao último degrau?”
De fato, quando ainda era governador, em 2012, Eduardo esteve em um culto especial na Assembleia de Deus em Recife –PE. E no vídeo desta visita, divulgado por alguns sites, não há registro de tal profecia. É sabido que Eduardo tinha laços de amizade nas igrejas evangélicas de Pernambuco e participou de vários cultos. A fotografia da mulher orando por ele é verdadeira, mas está sendo associada a um contexto que não pode ser verificado.
O problema que se apresenta é duplo. Primeiramente, a facilidade com que se divulga material com conotação evangélica de caráter duvidoso e a velocidade com que se espalha nas redes sociais, sem uma verificação das fontes. Em segundo lugar, acaba pondo em cheque a atuação de Deus. Sabedor de todas as coisas, Deus não poderia ter mentido ou se enganado, muito menos pego de surpresa. Se de fato uma palavra vinda do Senhor em profecia veio ao homem Eduardo Campos, não faz sentido ser simplesmente o anúncio de sua morte.
Não se questiona que Deus tem todo o poder, que conhece o futuro e que pode “abater” qualquer um se assim desejar. A preocupação do portal Gospel Prime é evitar que surja um sensacionalismo envolvendo o nome de Deus na esteira de uma tragédia como essa.
No passado, o portal já desmentiu outras notícias enganosas que envolviam evangélicos e pretende continuar fazendo isso sempre que for necessário. Mesmo não sendo isento de erros, bem da ética jornalística, as matérias do Gospel Prime citam constantemente suas fontes e oferecem os links originais que podem sanar qualquer questionamento.
Fonte: Gospel Prime
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário