terça-feira, 20 de maio de 2014

Companheiras de padres pedem que papa reveja lei do celibato



Companheiras de padres pedem que papa reveja lei do celibato  20.05.2014 | Postagem: Paulo Sérgio |
O documento foi publicado pelo jornal Vatican Insider tocando em um dos assuntos mais polêmicos da Igreja Católica
Companheiras de padres pedem que papa reveja lei do celibato


Padre não pode ter relacionamentos, o celibato é uma das condições impostas para quem deseja se tornar um sacerdote da Igreja Católica. A regra é clara e vem a séculos alimentando diversas polêmicas dentro do Vaticano.
O assunto voltou a ser debatido na imprensa internacional esta semana quando o jornal “Vatican Insider” publicou uma carta assinada por 26 companheiras de padres que pedem ao Papa Francisco para cancelar o celibato.
“Caro Papa Francisco, somos um grupo de mulheres de todas as partes da Itália (e além), que te escreve para quebrar o muro de silêncio e indiferença com que nos deparamos todos os dias. Cada uma de nós vive, viveu ou quer viver uma relação amorosa com um padre, por quem somos apaixonadas”, diz o primeiro parágrafo do texto.
Essas mulheres relatam que amam e são amadas por homens que não querem abdicar do sacerdócio para viver o amor que é forte de mais para ser rompido. “Na maioria das vezes não é possível, mesmo com toda a vontade, corta um vínculo tão forte e bonito, que traz com ele, infelizmente, toda a dor de não plenamente vivê-lo”.
Para os companheiros dessas mulheres só há duas opções: abandonarem o sacerdócio ou continuarem com estes relacionamentos secretos, o que elas não desejam.
Se o celibato fosse cancelado, elas poderiam ter o direito de serem assumidas como esposas desses sacerdotes católicos, mas ao que tudo indica Francisco não pretende mudar a norma política.
Em setembro de 2013 o Monsenhor Pietro Parolin chegou a dizer que voto de celibato não é um dogma, mas sim uma tradição que pode ser discutida. A mensagem do número 2 do Vaticano fez com que o assunto voltasse a ser debatido, mas a Igreja negou qualquer tipo de mudança em relação a este tema. Com informações O Globo.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário