14.06.2014 | Postagem: Paulo Sérgio |
Por meio do Programa de Desenvolvimento Econômico, município busca atrair empresas e formar núcleo industrial
Com as novas empresas, Prefeitura Municipal acredita poder reduzir taxa de extrema pobreza
Com previsão inicial de geração de 650 empregos, sendo 250 diretos e 400 indiretos, com prioridade para a mão de obra local, o Assaí Atacadista veio como parte da estratégia de fortalecimento da economia do Município, segundo o prefeito Veveu Arruda. "A partir desse empreendimento, outros virão para cá. Estamos inaugurando um modelo novo com a parceria de um grupo multinacional, o Assaí, e um grupo local, o Grupo Machado. Fico feliz por ter contribuído para que Sobral ganhasse mais essa empresa, que vai gerar emprego e renda para os sobralenses", enfatiza o prefeito.
O Assaí é uma rede de atacado do Grupo Pão de Açúcar. Com 15 mil m² de área construída, o empreendimento será implantado na BR-222, nas proximidades do Distrito Industrial do Município. A previsão é de que o estabelecimento comece a funcionar no segundo semestre.
O empreendimento recebe apoio da Prefeitura de Sobral, por meio do Programa de Desenvolvimento Econômico do Município (Prodecon), coordenado pela Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (STDE), com o objetivo de atrair para o município empresas que se integrem à cadeia produtiva local e estimulem a implantação de um núcleo de indústrias modernas em Sobral. Outro empreendimento contemplado pelo Prodecon é o Centro de Qualificação e Atendimento do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).
Com investimento de cerca de R$15 milhões, a unidade será construída na Av. Cleto Ponte, pelo Sest/Senat, e irá gerar cerca de 50 novas vagas de emprego.
Capacitação
O Centro de Qualificação em Sobral será um dos mais modernos do País e oferecerá formação de mão de obra qualificada, atendimento médico e lazer para trabalhadores da área de transporte. Para o empreendimento, foi doada área de 10 mil m².
Em abril, a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE) de Sobral analisou e deliberou os pleitos e incentivos dos empreendimentos que deram entrada no Prodecon. A reunião foi presidida pelo prefeito de Sobral, Veveu Arruda, em conjunto com a secretária de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Daniela Costa.
Na reunião foram aprovadas as empresas Flexipiso Pavimentos do Ceará Ltda, Galtreiler, Fábrica Coelho, Rocha Guerra Hotelaria, Youngs e Churrascaria Sal e Brasa. Estes empreendimentos receberão apoio da Prefeitura, por meio do Prodecon.
O Programa é coordenado pela Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, com o intuito de atrair para o município empresas de mão de obra intensiva, não poluentes, ou que possuam elevado grau tecnológico, que se integrem à cadeia produtiva local e estimulem a implantação de um núcleo de indústrias modernas.
Na ocasião estiveram presentes o secretário de Gestão, José Maria Souza Rosa, o procurador do Município, Antonio Lourenço Tomais Arcanjo, a secretária de Urbanismo, Gizella Gomes, o secretário de Obras, José Ilo de Oliveira, a secretária de Agricultura e Pecuária, Luiza Barreto, o superintendente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente, José Wilson Angelim, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Sobral, Raimundo Deocleciano da Frota, o diretor regional da Fiec, Jocely Dantas de Andrade Filho, e o presidente da Associação Comercial e Industrial (ACIS),Carlos Hildo Gurgel Pompeu. Todos são membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Sobral.
Veveu ressalta que os esforços consolidam a estratégia de combate à extrema pobreza que vem sendo empregada no município. "Só se erradica a extrema pobreza se gerar emprego, distribuir riquezas na cidade", conclui.
Fonte: DN
Mais informações
Centro de Convenções de Sobral (88) 3611.6311
Rua Dr. Arimateia Monte e Silva, 300 - Campo dos Velhos
Sobral - Ceará
Jéssyca Rodrigues
Colaboradora
0 comentários:
Postar um comentário