quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Sobral finaliza 2.084 casas populares




30.01.2014
Sobral. Está finalizada a segunda etapa do Programa Minha Casa Minha Vida nesta cidade. 2084 unidades das 3364 que fazem parte do maior programa de habitação do município já estão prontas e devem ser entregues em julho para as famílias selecionadas. Serão mais de 8 mil beneficiados pelo programa até junho.

A previsão é entregar 100% das unidades habitacionais para o final de 2014 ou início de 2015
Com a entrega de 100% das unidades, prevista para o final de 2014 ou começo de 2015, serão mais de 15 mil beneficiados.

A primeira parada do prefeito em sua volta da agenda internacional cumprida no Vale do Silício foi acompanhar a concretagem da última unidade e avaliar os avanços da obra, que seguem dentro da agenda. Por dia, são levantadas 12 novas unidades habitacionais no empreendimento. A terraplenagem da área onde serão construídas as outras 1.280 unidades, que completam o total de 3.364 apartamentos, já foi iniciada e a construção deverá começar em breve.

De acordo com o gestor, a expectativa é que em julho deste ano a primeira etapa do empreendimento seja entregue às famílias selecionadas, que serão beneficiadas com nova moradia, dentro de um complexo com áreas de lazer, quadras esportivas, espaço para atividades comunitárias e comerciais.

Os futuros moradores serão beneficiados, ainda, com quatro Centros de Educação Infantil, uma Escola de Ensino Fundamental e um Centro de Saúde da Família que atenderá com três equipes, além da infraestrutura já existente no local, como transporte coletivo, estação de tratamento de esgoto e vias de acesso pavimentadas. “As casas estão em uma localização privilegiada, estando próximas à parada do Metrô, a Escola Profissionalizante de Nível Médio Lysia Pimentel e quadra poliesportiva na Cohab 3”, destaca.Veveu explica que as equipes da Prefeitura iniciaram as visitas domiciliares às famílias que se enquadram nos critérios, com priorização das que moram em áreas de risco, que têm mulheres como chefe da família, famílias com menor renda, deficientes e idosos, e famílias que moram em Sobral há mais de cinco anos, com renda máxima de até R$ 1.600. Ele ressaltou ainda a importante parceria com o Governo do Estado, que garantiu a ampliação, junto ao Ministério das Cidades, do número de residências do Programa Minha Casa, Minha Vida em Sobral. “Em Brasília, nós argumentamos e mostramos que tínhamos a necessidade e condições de ampliar nosso limite no número de casas do
Programa, para assim, beneficiarmos muito mais pessoas.

Investimentos

Segundo a Secretária de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente, Gizella Gomes, até julho serão concluídos acabamento e infraestrutura urbana. No novo lote de 1280 residências o projeto incluiu um parque com uma pequena lagoa que se encontrava no terreno”.

Também estão sendo iniciadas as primeiras casas contempladas pelo Programa Nacional de Habitação Rural, o PNHR. O Plano é uma extensão do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, voltado às comunidades rurais e visa beneficiar agricultores, artesãos, pescadores artesanais e todos aqueles que tenham a Agricultura Familiar como base de subsistência.

As primeiras famílias a serem beneficiadas serão da comunidade Alegre, no distrito de Patriarca, onde serão construídas 43 casas. Os moradores já foram cadastrados e aguardam apenas a entrada do projeto na CEF para o início das obras.

Nessa segunda etapa do programa, os investimentos foram de mais de R$ 130 milhões na construção de 2.084 apartamentos. Os apartamentos tem 42,9m², dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Os blocos de apartamentos possuem entre três e quatro andares e de blocos com 24, 36 ou 48 apartamentos. Também estão sendo iniciadas as primeiras casas contempladas pelo Programa Nacional de Habitação Rural, o PNHR.

Jessyca RodriguesColaboradora
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário