08.04.201 | Postado por Paulo Sérgio |
Foto: Reuters
A HMAS Ocean Shield, embarcação australiana equipada com tecnologia náutica norte-americana, detectou no domingo dois sinais acústicos isolados ao sul do oceano Índico, o mais longo dos quais foi captado por duas horas. Segundo Angus Houston, oficial australiano que coordena as buscas, a detecção dos sinais é "encorajadora".
Equipes de busca investigam se se trata ou não da caixa-preta da aeronave, desaparecida há quase um mês. Autoridades australianas afirmaram que podem demorar dias para determinar se os sinais pertencem de fato ao avião desaparecido.
A Ocean Shield se encontra na porção norte da área de busca estabelecida pelas autoridades. O lugar fica a 300 milhas náuticas de onde outro barco, o chinês Haixun 01, que captou no sábado sinal compatível com um "ping", como são chamados os dados emitidos por caixas-pretas (com frequência de 37,5kHz).
Especialistas, porém, demonstraram dúvidas sobre a capacidade do navio chinês de ter captado os sinais. "É uma pista importante e encorajadora, mas peço a vocês (da imprensa) que a tratem cautelosamente", disse o marechal da Força Aérea australiana Angus Houston.
De acordo com ele, as equipes da Austrália não deixarão os locais enquanto não for descartada qualquer ligação do Boeing com os eventos.
A agência australiana que coordena as buscas pelo avião restringiu ontem a área de operações. As buscas serão feitas em uma região de cerca de 77.580 km2 que fica a 2.268 km da cidade australiana de Perth.
Serão usados até 11 aviões militares, 3 aviões civis e 14 navios, segundo o comunicado feito pela agência.
Fonte: DN
0 comentários:
Postar um comentário