25.04.2014 | Postagem: Paulo Sérgio |
Os equipamentos, com estrutura moderna, devem atender três comunidades polo da zona rural
A ordem de serviço da primeira unidade escolar foi assinada
ontem, na comunidade de Gangorrinha, que também será beneficiada com a
obra
Os equipamentos, com estrutura moderna e ampla, deverão atender três comunidades polo da zona rural. A ordem de serviço da primeira escola foi assinada ontem, na comunidade de Gangorrinha.
Hoje é a vez da localidade de Barra do Feijão. Os recursos financeiros para a construção de cada unidade escolar é de R$ 1,10 milhões, e a obra é totalmente financiada pelo MEC.
A prefeitura de Tabuleiro do Norte assegurou os terrenos para a unidade, prontos para o início da obra. Além dessas duas escolas, uma terceira unidade foi assegurada para a localidade de Pedra Preta. Atualmente, a rede pública de ensino do município conta com 15 escolas públicas e quatro creches.
Para o diretor da Escola de Ensino Fundamental Pedro Moreira de Souza, localizada na comunidade de Gangorrinha, José Clécio Moreira, a atual estrutura do equipamento é menor, sem espaço para o lazer e convivência dos alunos.
"Temos sete salas de aula que atendem 256 crianças de 30 comunidades circunvizinhas. Mesmo essas salas sendo amplas, não há espaço para a convivência dos alunos, sendo essa a nossa maior dificuldade", relata.
Ainda de acordo com o diretor, com a nova escola haverá estrutura para atender a toda a demanda de alunos da região e com um maior espaço de lazer e para realização de atividade extra-classe.
"Essa obra também melhora muito a autoestima dos alunos e professores que vão poder estudar em uma escola nova, de mais qualidade", ressalta o diretor.
A comunidade de Gangorrinha possui 150 famílias e cerca de 600 habitantes. Ela é uma comunidade polo que atende principalmente as localidades de Mossorobica, Saco do Barro, Alto do Mariano, Várzea Grande, Canta Galo, Rancho de Nossa Senhora e Lagoinha.
Benefícios
Para o líder comunitário Lucieudo Sena, o equipamento foi um ganho para a comunidade e para as crianças do município. "Sem dúvida o trabalho vai ser realizado de uma forma melhor com uma estrutura nova. Os alunos da região vão estar mais bem equipados", afirma.
Com a assinatura das obras, as empresas que venceram a licitação em nível federal (já que a concorrência foi aberta pelo Ministério da Educação) terão um prazo de 180 a pouco mais de 200 dias para concluir a construção. O prefeito deste município, Marcondes Moreira, está otimista quanto a conclusão rápida das obras e garante acompanhar e fiscalizar para que tudo ocorra dentro o programado.
"As construções já vão começar de imediato e esperamos na semana do município assinar a ordem e serviço da escola de Pedra Preta, só estão faltando alguns ajustes técnicos para isso. Esperamos então inaugurar as duas primeiras no prazo de 180 dias", ressaltou Marcondes.
Sobre a conquista das unidades escolares públicas, o gestor afirmou que são os primeiros frutos do trabalho de organização e compromisso da equipe.
"Nós temos uma equipe muito boa, muito comprometida cada um com sua pasta. Ressalto principalmente o trabalho do nosso Secretário de Educação, Aléssio Costa, que sempre foi muito envolvido com a educação, tem muita experiência e que nos ajudou a nos organizar para que fóssemos contemplados com essas obras", frisou o gestor municipal.
Mais informações:
Secretaria de Educação de
Tabuleiro do Norte
Rua Padre Cícero, 4505,
São Francisco
Telefone:(88) 34243100
Ellen Freitas
Colaboradora
0 comentários:
Postar um comentário