quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Chuvas ainda são insuficientes para recarga em reservatórios



19.02.2014- Postagem: Paulo Sérgio
Image-0-Artigo-1548980-1     Em Crateús a precipitação foi de 52mm na sede do município, mas na zona rural da cidade já há pasto para os animais. Na Fazenda Aliança, por exemplo, ocorreu o aumento de volume de água no açude local
Foto: Silvania Claudino
No período de 7 horas da segunda-feira e o mesmo horário de terça-feira choveu em 58 municípios
Crateús. Esta cidade registrou a segunda maior chuva do Estado, dentre os 58 municípios que registram precipitações no período compreendido entre 7 horas da manhã da segunda-feira (17) e o mesmo horário de terça-feira (18), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). Foram 52mm de chuva na zona urbana. Choveu também na zona rural.
As precipitações animam população e agricultores, mas ainda não são suficientes para maior recarga nos açudes. A maior chuva no período ocorreu na região Centro-Sul, em Várzea Alegre, cujo pluviômetro marcou 55,4mm. A terceira maior precipitação foi em Lavras da Mangabeira, na região do Cariri, com 43mm.
Na região da Ibiapaba choveu em maior número de municípios, com 17 registros, sendo as maiores em Nova Russas, com 30mm; Graça com 17mm; em Guaraciaba do Norte 9mm; Ipueiras e Hidrolância 8mm e Reriutaba 7,8mm. Destaque também para a região do Sertão Central e Inhamuns, que choveu em 13 dos 36 municípios.
Depois do município de Crateús, as maiores foram em Assaré com 27,4mm; seguido de Quixadá com 25,8mm.
Segundo a previsão do tempo divulgada pela Funceme, o Ceará deve permanecer com nebulosidade variável e chuvas em todas as regiões ao longo do dia de hoje. O órgão explica que isso ocorre em virtude da influência da proximidade de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).
Animais
Em Crateús, com as chuvas dos últimos dois dias, o clima melhorou e já há pasto e água para os animais, mas a preocupação com a recarga de reservatórios para o abastecimento humano ainda persiste, pois as chuvas ainda não foram intensas na região a ponto de possibilitar a recarga dos reservatórios. Alguns pequenos açudes e riachos na zona rural aumentaram seu volume, mas o abastecimento humano continua comprometido.
População e autoridades comemoram as chuvas, o clima ameno e a economia de água. Cerca de dez por cento das comunidades abastecidas pela operação pipa já devolveram seus tickets do mês, após terem abastecido suas cisternas com as águas das últimas chuvas, segundo a Defesa Civil.
Conforme o coordenador do órgão, Teobaldo Marques, as precipitações aumentaram a esperança de um bom inverno, contudo, são necessárias precipitações mais intensas para garantir tranquilidade para a população do município.
"Em termos de recarga dos reservatórios as chuvas ainda não são suficientes. O Açude Carnaubal aumentou seu volume, o que alivia um pouco, mas está longe das necessidades da cidade. Estamos otimistas com a chegada de mais chuvas para garantir o abastecimento humano", destaca Marques.
O coordenador comemora a renovação do pasto, a garantia de água para os animais e o plantio por parte dos agricultores, possíveis graças às recentes chuvas caídas no município.
"O inverno está muito bom para o plantio e já amenizando a situação dos animais. A mudança no clima também melhora porque diminui o consumo e tudo isso já faz diferença na economia de água", acrescenta.
Para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a frequência das últimas chuvas é um grande alento para o agricultor, após praticamente três anos de seca.
"Choveu em todo o município nos últimos dias e a frequência da chuva molha bem a terra. Os trabalhadores do campo estão bem animados e logo já teremos feijão florando em algumas regiões do município", destaca Enoque Marques, secretário da entidade.
O líder lamenta ainda a dificuldade na recarga dos reservatórios. "Para o abastecimento necessitamos de mais chuvas, que temos esperança que virão nos próximos dias", observa.
Mais informações:
Funceme , Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota, Fortaleza-/CE , telefone: (085) 3101-1088
Defesa Civil de Crateús
Telefone: (88) 3692.3315.
Silvania Claudino
Repórter
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário