sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Empresas da Zona Norte são exemplos na geração de impostos




15.02.2014- Postagem: Paulo Sérgio
Image-0-Artigo-1546459-1
Indústrias de processamento de coco em municípios da região estão entre os destaques da premiação
FOTO: JÉSSYCA RODRIGUES
Image-1-Artigo-1546459-1
As concessionárias de veículos também figuram entre os setores que mais se destacaram na performance do ICMS do Estado
Em sua terceira fase de entrega das honrarias, a premiação reconhece os melhores resultados na arrecadação tributária

Sobral A entrega do Prêmio Contribuintes 2013 se encerra no próximo dia 20, em Fortaleza. Ontem, foi a vez da Zona Norte, no Município de Camocim, receber a última premiação do Interior do Estado. Foram premiadas empresas e instituições de Sobral, Tianguá, Ubajara, Camocim, Itapipoca, Trairi, Itapajé e São Benedito. No total, 15 empresas e três entidades filantrópicas receberam a premiação em reconhecimento à atuação no recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
A cidade mais premiada foi Sobral, com oito das 15 empresas agraciadas: Duas lojas A Preferida, a Madeireira Pau Brasil e Timbal Modas, no modo Simples Nacional, e Mundi Fiat, Silcar, Auto Norte e Delrio na classificação geral. Das três entidades beneficentes que participaram pelo programa "Sua Nota Vale Dinheiro", duas também são sobralenses: O Grupo Espírita Bezerra de Menezes e a Associação dos Pais e Amigos dos Especiais (Apae) Sobral.
As concessionárias foram um dos destaques, sendo três ganhadoras em Sobral, todas agraciadas pela primeira vez com o prêmio. Seguido delas, estão as lojas de vestuário, fábricas de coco e indústria de calçados. Este ano, o tema da campanha do Prêmio Contribuintes é o "Reconhecimento para quem faz o Ceará crescer". Por diversos meios como jornal impresso, internet, rádio e TV, a campanha destaca que a arrecadação do ICMS tem alcançado marcas importantes que mostram o crescimento do Estado nas áreas como Educação, Saúde e Segurança.
A Região Norte cearense é uma zona em pleno desenvolvimento. Um projeto para novo aeroporto, nova área de incentivo para investimento de indústrias e empresas, o Metrô de Sobral, o polo universitário e o programa de habitação do Município são características que atraem os investidores.
Para a secretária de Trabalho e Desenvolvimento do Município de Sobral, Daniela Costa, o amplo crescimento da região que tem Sobral como seu polo tem chamado a atenção dos investidores. Os programas já instalados, tanto municipais quanto estaduais e federais, são sempre muito procurado por esses investidores.
Somente em Sobral, o Programa de Desenvolvimento Econômico do Município (Prodecon),é responsável pela atração de empresas internacionais e o investimento e expansões de empresários locais.
O Programa tem o objetivo de atrair para o município, empresas de mão de obra intensiva, não poluentes, ou que possuam elevado grau tecnológico, que se integrem à cadeia produtiva local e estimulem a implantação de um núcleo de indústrias modernas e competitivas.
Em 2014, a Secretaria abre também o Loteamento Terra da Gente, que compõe o Prodecon com mais de 300 hectares. "São 302 novos hectares que irão comportar principalmente a Indústria pesada e centros de distribuição. Para l á, já estão certas a Flex Pisos, Galtraller, Fábrica Coelho e o Centro de Distribuição Donizete". O primeiro loteamento do Prodecon, o Terra Nova, hoje se encontra 100% ocupado, com as últimas empresas em processo de inicio de instalações.
"No Terra Nova, que é composto por 57 hectares, estão concentradas mais serviços e comércio, que ocupam hoje o topo do Produto Interno Bruto do Município", destaca a secretária.
Daniela explica que essa separação reflete o cenário econômico sobralense, com ampla diversificação. "Para nós essa mistura é muito importante. Só em Sobral, o PIB anual fica em torno de R$2,7bi. Essas novas empresas resultam na geração de um maior número de empregos formais, que absorve a mão de obra de Sobral e cidades circunvizinhas". No PIB, se destacam os setores de Serviços, Comércio, Indústria e Agricultura.
O Município se destaca como grande gerador de emprego no Ceará, de acordo com os números levantados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O mês de outubro deste ano foi o melhor do ano, com um acréscimo de 827 trabalhadores formais.
Os setores que puxaram o crescimento foram a indústria de transformação (2.359), calçados (881), acompanhadas da indústria de produtos alimentícios (522) e têxtil (479). Já as áreas de serviços e comércio geraram 1.843 e 1.745 postos de trabalho, respectivamente.
A sétima edição do Prêmio Contribuintes é uma realização do Sistema Verdes Mares e o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Fazenda (Sefaz). O prêmio é um reconhecimento às empresas cearenses que mais contribuíram com a arrecadação de impostos no Estado do Ceará de janeiro a dezembro de 2013.
O Prêmio Contribuintes 2013 é destinado às empresas das regiões Sul/Cariri, Central/Quixadá, Centro Sul/Iguatu, Norte/Sobral e aos maiores contribuintes de Fortaleza/Região Metropolitana.
Tem como patrocinadores o Bradesco, Grupo M. Dias Branco, Banco do Nordeste e a operadora de telefonia Oi..
Jéssyca Rodrigues
Colaboradora
Mais informações

7ª Edição do Prêmio Contribuintes
Realização do Governo do Estado/ Sefaz e Sistema Verdes Mares- encerramento dia 20 em Fortaleza - (85)3101.9001 Fonte: DN
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário