sábado, 8 de fevereiro de 2014

Ceará registra 62 casos de sarampo em seis cidades, diz Secretaria



  08/02/2014 - Postagem: Paulo Sérgio 



Do G1 CE

Arte Sarampo (Foto: Editoria de Arte / G1) O Ceará registra 62 casos confirmados de sarampo, segundo boletim divulgado nesta sexta-feira (7) pela Secretaria da Saúde de Fortaleza. Dentre os casos confirmados, 31 são em menores de um ano de idade e 48 são do sexo masculino. Foram confirmados casos no municípios de Fortaleza (55), Caucaia (1), Itaitinga (1), Jaguaribe (1), Maranguape (1) e Uruburetama (3).
A situação vacinal desses casos foi: 51,6% não eram vacinados por serem menores de um ano, 25,1% tinham a situação vacinal ignorada, 16,1% não eram vacinados e 3,2% tinham uma dose de vacina. Ainda não foi identificado vínculo entre os casos com viajantes.
Por conta do surto de sarampo, os postos de saúde de Fortaleza abrem neste fim de semana (8 e 9) para vacinar as crianças contra o sarampo. O objetivo é aplicar uma dose da vacina em crianças de seis a 11 meses que ainda não foram vacinadas, e em crianças de um a menores de cinco anos, independente da quantidade de doses que elas já tenham recebido anteriormente. Na primeira etapa da campanha, apenas metade das crianças foi vacinada.
Este final de semana é destinado a vacinar exclusivamente as crianças. As demais pessoas que precisarem atualizar o calendário de rotina poderão ser vacinadas durante a semana, portando o cartão de vacina. O usuário que não possuir esse documento será vacinado após o término da campanha, quando for atingida a meta de 160.551 mil crianças menores de cinco anos. As puérperas (mulheres que tiveram filho recentemente) deverão ser vacinadas para que, durante a amamentação, o bebê possa ser protegido. As pessoas que já foram vacinadas na infância não necessitam de revacinação.
No sábado, todos os postos de saúde de Fortaleza irão vacinar no horário de 8h às 17h. No domingo, serão disponibilizadas seis unidades no mesmo horário. (Confira a lista abaixo.)
Além de Fortaleza, mais cinco municípios cearenses apresentam casos "fortemente suspeitos" de sarampo, de acordo com boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (31) pela Secretaria de Saúde do Ceará. As cidades com fortes suspeitas são Uruburetama, Maranguape, Maracanaú, Beberibe e Jaguaribe. Até agora, foram confirmados 11 casos em Fortaleza.
Arte Sarampo (Foto: Editoria de Arte / G1)
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário