10.02.2014 - Postagem: Paulo Sérgio
A primeira unidade será entregue no final deste mês e terá
convênios com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e o
Instituto Natura, parceiros na implantação da Escola de Tempo Integral
em Sobral
O convênio contemplará um projeto piloto de ensino integral, com potencial de ampliação, nas escolas municipais Maria de Lourdes Vasconcelos e Maria Dorilene de Aragão, beneficiando 900 alunos do II Ciclo do Fundamental. A cerimônia foi realizada no último dia 3, contando com a presença do diretor-presidente do Instituto Natura, Pedro Villares, a cerimônia de assinatura de convênio contou com autoridades locais, como o prefeito Veveu Arruda e o secretário de Educação do Município Júlio Cesar de Alexandre.
De acordo com a comunicação do Instituto Natura, o ensino básico em Sobral possui um dos melhores indicadores educacionais do Brasil. Com isso, o objetivo da iniciativa é melhorar ainda mais os resultados de aprendizagem do Segundo Ciclo do Fundamental (6º ao 9º ano), tornando o município uma referência de práticas exitosas, com indicadores de qualidade no ensino público. O presidente Pedro Villares ressaltou que a cidade é uma referência importante no país. "Aqui, o esforço continuado em melhorar as condições de aprendizagem de seus estudantes produziu resultados evidentes, sobretudo nos anos iniciais do ensino fundamental.
Parceiros
A rede, incluindo profissionais, estudantes, familiares e comunidades de entorno , está madura para dar um novo salto, indo na direção dos anos finais. Junto com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e novos parceiros que virão, queremos contribuir para o êxito desta travessia".
Para o Secretário de Educação Júlio César, o colégio será o mais novo desafio da educação do Município. "Nossos alunos do 6º ao 9º ano terão ampliadas as ofertas de disciplinas fundamentais para seu desenvolvimento, e assim, estaremos na vanguarda do que há de melhor no ensino do País", afirmou.
O presidente do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, Marcos Magalhães, lembrou há exatos dez anos era implantada a primeira Escola de Tempo Integral para o ensino médio em Recife. A atuação dos institutos será no desenvolvimento do projeto piloto, desde o diagnóstico, implementação e avaliação de resultados para que o projeto possa ganhar replicabilidade e beneficiar mais escolas, alunos e professores em todo o país. A parceria proporcionará uma formação completa aos estudantes, com um currículo integrado, aliando disciplinas tradicionais a atividades que levam a construção do projeto de vida de cada aluno, estimulando a autonomia e o protagonismo.
Dedicação
Aos professores, será oferecido a possibilidade da dedicação integral a escola, além de formação continuada para a melhoria do ensino.
Os convênios, firmados entre Sobral e as instituições parceiras, criam, no âmbito do Sistema Municipal de Ensino, a organização do Programa de Escolas Experimentais de Ensino Fundamental em Tempo Integral, e celebram o termo de cooperação técnica entre o Município e os dois parceiros. Fonte: DN
0 comentários:
Postar um comentário